Blog da Incluo



5 dicas para educar crianças com down

A síndrome de down é uma alteração genética que acontece logo nas primeiras semanas de gestação, é quando o bebê apresenta um cromossomo a mais, ao invés de 46, ele desenvolve 47 cromossomos. As crianças com a síndrome costumam ter os olhos puxados, rosto arredondado e hipotonia muscular, costumam também ser cheias potencialidades como qualquer criança. As criança com down precisam de uma educação de qualidade  e devem ser constantemente estimuladas. Quando tratadas de modo adequado, essas crianças conseguem evoluir com muita esperteza e desenvolver várias atividades sozinhas, para isso, elas devem e merecem ser inseridas ao convívio social desde bem pequenininhas.

A tarefa de educar uma criança com down pode não ser fácil, mas é extremamente compensatória e você pode aprender muito com ela. Nós temos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada.

Converse com outros pais

Em primeiro momento pode não ser fácil aceitar a síndrome de down, seja por preconceito ou por falta de informações especializadas, por isso, procure conversar com familiares de pessoas com down, a troca de experiências pode ser muito válida para entender a síndrome e a melhor maneira de lidar com ela. Lembre-se sempre, essas crianças merecem muito amor e tem muito a dar, dessa forma, a tarefa ficará mais fácil a cada dia.

 

Cadastre-se no portal incluo e tenha acesso a mais de 1500 pessoas ligadas a temática síndrome de down.

Tenha uma forte ligação com a criança

As crianças com down precisam de cuidados específicos, além de uma ligação forte com os pais. Tenha essa conexão com ela, pois somente assim você saberá quais suas prioridades, mesmo quando não conseguir se expressar por meio da fala ou da linguagem corporal. É necessário que a família inteira se envolva no processo, dessa forma, os laços tendem a se fortalecer.

Use recursos visuais

Fotos e objetos coloridos podem ajudar a estimular a criatividade da criança. Ressaltando que é preciso despertar a atenção da criança, que pode ficar distraída em alguns momentos durante o ensino. Portanto, usar recursos como fotografias e objetos coloridos pode ser excelente para um aprendizado de qualidade.

Faça contato visual direto

É fundamental ter uma ótima comunicação com a criança com down. Estabeleça contato visual com ela e abuse da linguagem corporal, use frases curtas para que o pequeno consiga acompanhar com facilidade o que você quer dizer.

Depois é só pedir para a criança repetir o que você disse, desse modo você terá ideia do quanto ela já consegue compreender de uma conversa ou brincadeira e apurar em quais aspectos ainda é necessário melhorar para estabelecer uma melhor comunicação com a criança.

Trate com carinho as crianças com down

Estudiosos do assunto garantem que o carinho é o sucesso da educação dos pequenos com down. Eles devem ser tratadas da mesma forma como as crianças de sua idade. Ou seja, não deve haver uma diferenciação com quem possui a síndrome.

Se pretende incluí-la em uma escola tradicional, vale conferir se a instituição conta com ferramentas de apoio para o ensino das crianças com síndrome de down. Essas escolas podem ser uma boa opção. Algumas crianças com síndrome que estudam em escolas tradicionais conseguem alcançar um grau de desenvolvimento alto, crescem com o apoio dos amigos e conseguem acompanhá-los em muitas atividades.

É importante ressaltar que toda criança com down é capaz de aprender, mas o que ocorre é que seu estágio de aprendizado está em um nível anterior ao de outras crianças da mesma idade. Por esse motivo, é muito importante definir regras e criar uma rotina de exercícios que ajudem no desenvolvimento. Lembre-se: sempre, com amor e carinho qualquer aprendizado fica mais fácil.

E você, tem alguma dica de como educar uma criança com down? Queremos saber sua opinião sobre o assunto!

Conheça o portal incluo: www.incluo.com.br

ebook-estimular

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.