Aprenda 6 exercícios para estimular a memória da pessoa com down
Se você tem um filho com síndrome de down, sabe a alegria que ele traz! E, apesar de sabermos que junto com tantos sorrisos podem vir algumas dificuldades no desenvolvimento, não se assuste. Com os estímulos certos e muito amor, você poderá ajudar seu filho a levar uma vida tranquila e saudável.
E nós podemos ajudar você e sua família nessa missão! No post de hoje, vamos te mostrar alguns exercícios simples que você pode adotar para ajudar a desenvolver a memória da pessoa com down.
1. Esconde-esconde
A tradicional brincadeira de esconder objetos é uma ótima forma de estimular a memória. Isso acontece porque ele pensa “eu não estou vendo o objeto por alguma razão, mas sei que ele está ali”. Com isso, ele acaba desenvolvendo a memória, pois precisa lembrar que objeto ele visualizou e onde ele está.
Mais tarde, conforme ele vai crescendo, a criança consegue relacionar cada objeto com o seu nome de uma maneira ainda mais fácil. Um ganho considerável, não é mesmo?
2. Buscar na caixa
Você pode montar junto com o seu pequeno uma caixa recheada de objetos que ele é familiarizado e conhece o nome. De tempos em tempos, você pode pedir que ele pegue na caixa alguma coisa específica e traga para você – uma ótima maneira de treinar o vocabulário e estimular a memória.
Com o passar do tempo, para deixar a tarefa ainda desafiadora, vá aumentando o número dos objetos que você pede e insira outros na caixa também.
3. Gesticule bastante enquanto fala
Os gestos ajudam muito na compreensão, pois favorecem a construção de uma linguagem sólida e tornam a memorização mais fácil. É isso mesmo: eles podem aumentar muito a eficiência de uma comunicação, principalmente quando são associados às palavras.
Portanto, não deixe de explorar essa maneira de falar, principalmente quando seu pequeno for aprender algum vocabulário novo.
4. Explore fotos e revistas
Muitas crianças apresentam mais facilidade de aprendizagem quando associam uma palavra com uma imagem. Quando o assunto é estimular a memória da pessoa com down, a realidade não é diferente.
Por isso, utilize fotos, desenhos e imagens para que ele consiga enxergar e memorizar tudo com mais facilidade. Se você quiser expandir o vocabulário, por exemplo, pode olhar revistas e seguir apontando para figuras mais interessantes ou que ele está aprendendo. Esse é um método leve e agradável; e os resultados são incríveis!
5. Estimule a resolução de problemas
O raciocínio lógico só é desenvolvido quando você estimula seu filho a pensar dessa maneira. Por isso é de suma importância ajudá-lo a exercitar sua mente para isso!
Você pode, por exemplo, deixar alguns objetos cobertos e fazer com que ele descubra. Outras boas opções envolvem dar a mamadeira vazia, ou ainda servir todos da mesa e “esquecer” dele. Você vai perceber como ele logo perceberá que foi esquecido e pedirá para ser servido também, desenvolvendo seu raciocínio e memória.
São atitudes pequenas, mas que fazem com que seu filho desenvolva autonomia e iniciativa para solucionar os problemas que encontra.
6. Seguir a dar ordens
Essa é uma brincadeira clássica: dar ordens e fazer com que a criança responda aos estímulos. Elas podem envolver chamar o pai ou o irmãozinho, acender a luz ou dar tchau. A criatividade vai aflorar e você vai perceber que as possibilidades de atuação são muitas.
Depois de um tempo vocês podem inverter e a criança pode começar a dar ordens também. Essa é uma forma de desenvolver a liderança e a criatividade do seu pequeno.
Seguindo essas opções de exercícios, você vai estimular a memória da pessoa com down de forma eficiente. Os resultados são ótimos e você vai se surpreender com os sinais de empolgação que ele vai transmitir por aprender tanta coisa com você!
Gostou do post de hoje? Tem outras atividades e dicas para compartilhar conosco? Continue acompanhando e não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail. Nos encontramos por lá!
Lançamos nosso primeiro curso online. Se quiser conhecer e ver como funciona clique AQUI. Bom estudo.
Comentários (0)