Como escolher o presente de natal adequado para crianças com síndrome de down
Os brinquedos não servem somente para a diversão das crianças, mas também influenciam a sua aprendizagem e adaptação social; É nas épocas festivas como o natal e aniversários que de forma mais frequente, procura-se presentear pessoas como gesto de carinho e afeto. Mas, principalmente para as crianças com síndrome de down, é preciso tomar um cuidado maior em relação à adequação etária e em relação à sua etapa do desenvolvimento. Por esse motivo, a especialista em educação Ana Belén Rodrigues desenvolveu uma lista de itens a serem pensados, apresentando pontos chave para eleger brinquedos e jogos que se adaptem melhor às necessidades lúdicas e educativas dos pequenos. Veja o que deve ser levado em consideração:
Adequação etária
Todo brinquedo possui uma faixa etária especificamente recomendada. Levando em consideração somente a questão da idade, já é possível eliminar e acrescentar diversas outras possibilidades que podem ser interessantes. Não adiante etapas nem compre jogos para uma idade superior, a não ser que a criança tenha mostrado a capacidade que assumir as habilidades necessárias e aceitar as possíveis regras existentes. Isso por ser percebido, por exemplo, quando, em família, crianças de idades diferentes e distantes brincam de um mesmo jogo, o que acaba sendo frustrante para para o menor, que não desfruta da real função do jogo, perdendo o interesse.
Gostos e preferências
Cada pessoas é diferente nas outras em relação às suas preferências, ou seja, não necessariamente crianças de uma mesma idade têm os mesmos gostos e se atraem pelo mesmo tipo de atividade. Cada um tem seus interesses por brinquedos e jogos distintos, muito em função das suas habilidades mais marcantes, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha. Essa será a melhor maneira de eleger o presente que poderá ser divertido e ao mesmo tempo, gere algum tipo de aprendizado.
Estimulação da criança com down
Se sua intenção é dar um presente que proponha a estimulação, como novos desafios, fomente a criatividade e o espírito de jogador, os jogos coletivos e de tabuleiro são uma ótima opção. Imagine um brinquedo muito complexo ou para se jogar sozinho. Eles parecem pouco estimulantes, não é mesmo? E são! A criança terá mais chances de perder o interesse e consequentemente, irá procurar outro brinquedo para satisfazer sua vontade competitiva e de descobrir algo novo.
Segurança
É muito importante que todo presente dado à uma criança com síndrome de down seja bastante seguro, independente de qual seja. No Brasil, todo brinquedo que passa e é aprovado nos testes de qualidade do Inmetro, recebe um selo de certificação. Essa é a garantia de saúde e segurança das crianças que entrarão em contato direto com os produtos comercializados, evitando os riscos, que podem surgir em consequência do uso normal ou até mesmo indevido do item.
Desenvolvimento de capacidades distintas
Todo brinquedo, jogo ou até mesmo brincadeira, ajuda a criança a trabalhar suas capacidades e suas dificuldade de aprendizagem, seja ela qual for. Por esse motivo, promover o desenvolvimento de capacidades distintas por meio dos presentes que ganham é uma ótima forma de melhorar suas habilidades. Veja algumas delas e sugestões de brinquedos:
Raciocínio
Jogos de associação e diferenciação entre cores e formas, estabelecimento de raciocínios lógicos, memorização e construção.
Habilidades motoras
Separadas entre os exercícios motores delicados ou brutos, triciclos, bicicletas, patins e patinetes e jogos de pontaria, ou qualquer um que necessite que a criança faça muito movimento, são ótimas opções para o requerimento de uma força maior, por exemplo. Já os jogos de habilidades, miniaturas, bonecas ou qualquer outro que com peças pequenas que necessitam de precisão manual, para que a criança crie habilidades motoras delicadas.
Criatividade e imaginação
Jogos de imitação, expressão e disfarces.
Sociabilidade
Jogos que imitam a vida real como cozinhas e carros infantis, relacionados às profissões, jogos de mesa que implicam na participação de muitas pessoas.
Afetividade
Bonecas, ursos de pelúcia ou personagens do gosto da criação que despertam um sentimento de apego.
Linguagem
Jogos de vocabulário, musicais, imitação, perguntas e respostas, e claro, os que, em geral, despertam a expressão por meio da linguagem.
Incentivo à inclusão
Alguns brinquedos podem ser a ferramenta ideal para a socialização, já que possuem uma estrutura lúdica e ao mesmo tempo cooperativa, incentivando o jogo em equipe, em família ou entre amigos, formando valores como a solidariedade, o respeito, o compartilhamento e a tolerância. Os jogos de mesa, por exemplo, são uma boa opção, já que promovem a participação de todos, a superação de desafios, a importância de alcançar metas coletivas e principalmente, a não discriminação das pessoas que têm dificuldades.
Fonte: Down Espanha
Gostou das dicas? Escreva pra gente suas experiências sobre presentar ou receber presentes para seu filho com down.
Baixe o ebook “Passos para cuidar de bebês com síndrome de down” e veja dicas de estruturação de um ambiente adequado para o desenvolvimento dos recém nascidos.
Comentários (0)