Blog da Incluo



O mundo sem síndrome de down: documentário que está mundialmente famoso

“Um mundo sem a síndrome de down?” está dando o que falar mundo afora. Isso porque discute questões éticas, cidadania e o papel das pessoas com down na sociedade.

O documentário exibido pela BBC do Reino Unido, teve suas gravações guiadas por Sally Phillips, atriz de grande notoriedade internacional, que fez papéis em filmes como “O diário de Bridget Jones”. Sally tem três filhos, o mais velho  deles, Olly, uma criança com síndrome de down bastante ativa e alegre.

Triste realidade

No Reino Unido, a discussão bastante profunda. É possível encerrar a gravidez de um filho com down.“Não é uma catástrofe. As pessoas acreditam que seja” é assim que inicia-se a discussão sobre o modo como a sociedade lida com o diagnóstico, desde a gravidez, de um filho com down. Parece severo, os possíveis problemas fazem os pais se desesperarem já que os próprios médicos desacreditam das capacidades dos recém nascidos e listam somente o que pode dar errado.

Mas vai dar tudo certo! O documentário mostra como, buscando relatos de mães, pessoas com down, profissionais da saúde e professores que opiniam sobre o assunto e discutem o papel e capacidade da sociedade de cuidar das pessoas com deficiência.

Vamos refletir?

Seríamos uma sociedade melhor sem as pessoas com down? Não é muito mais fácil vivermos sem o preconceito e praticarmos a inclusão? Os entrevistados no documentário respondem essa pergunta mostrando como são exemplos a serem seguidos. Um ator e dançarino com down diz o quanto seus pais estão orgulhosos pelo seu sucesso, uma escola ensina crianças a leitura, incentiva a alfabetização e defende a autonomia como o caminho para a independência vivendo uma vida comum,  uma pessoa com down que chega ao noticiário ao postar um artigo defendendo seu direito de viver e o quanto ela merece mais.

Realidade Brasileira

“Um mundo sem a síndrome de down” retrata uma realidade britânica, mas que é vivida e sentida da mesma maneira em todas as partes do mundo. Independente da localidade, a causa necessita de mais atenção e notoriedade para que o conhecimento e a informação transforme o modo como a sociedade enxerga as pessoas com deficiência. Segundo Sally Phillips, há cerca de 40 mil pessoas com down em todo Reino Unido, número bem menor que as quase 300 mil existentes no Brasil. Apesar disso, ainda é pouco destaque que a causa tem nossa sociedade e o acesso à informação estrangeira. O próprio documentário, por exemplo, não disponibiliza legenda em português ou outros idiomas que não o inglês. Por esse motivo, o Portal Incluo tem o objetivo de integrar conhecimento de qualidade e relacionamento entre os interessados no assunto. 

Confira o documentário na íntegra:

 

 

Qual a sua opinião sobre o papel de cada um de nós na sociedade e as questões que tratam o documentário? Escreva nos comentários o que você pensa!

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.