Blog da Incluo



Os Pilares da vida adulta – Síndrome de down

documentário down incluo

 

Neste post falares dos quatro pilares da vida adulta. Baseado no estudo de Jesus Flores o portal incluo detalha os 4 pilares para que a vida adulta seja rica e cheia de possibilidades.

 

1- Assegurar a comunicação e alfabetização

Trata-se de uma competência importante para alcançar a indepedência. Saber ler o mundo permite muitos passos rumo a uma vida mais independente. A ausência de comunicação dificulta o se colocar no mundo dos adultos. Sabemos que trata-se de um tema que necessita muito estudo e diversas formas de trabalho. O uso de gestos também pode ser utilizado.

 

Leia mais sobre o tema neste link.

 

2-  Promover a identidade e autoestima

Segundo  Michel Quoist, escritor francês, a respeito da autonomia das pessoas com deficiência: “Se o homem tem medo de andar, que não solte a mão da mãe. Se tem medo de cair, que fique sentado. Se tem medo do acidente, que deixe o carro na garagem. Se tem medo de escalar, que fique no abrigo. Se tem medo de que o paraquedas, não abra, que não salte. Se tem medo da tempestade, que não saia do porto. Se tem medo de não saber construir sua casa, que a deixe no projeto. Se tem medo de confundir o caminho, que fique em casa. Se tem medo de se sacrificar e do futuro, que renuncie à vida, se tranque e se deixe levar pela preguiça. Então, talvez, sobreviverá, mas não será mais um homem, já que a natureza do ser humano é querer arriscar, de maneira razoável, sua vida”

 

 

3- Descobrir e desenvolver seus talentos e ter oportunidades de que utilizem.

Cada ser é singular e temos várias formas de inteligência e habilidades. Encontrar seu talento ( testando várias atividades).

O  psicólogo do desenvolvimento americano Howard Gardner descreveu nove tipos de inteligência:

  1. Naturalista (inteligência de natureza);
  2. Musical (inteligência de som);
  3. Lógico-matemática (inteligência de números e raciocínio);
  4. Existencial (inteligência de vida);
  5. Interpessoal (inteligência de pessoas);
  6. Corporal-cinestésica (inteligência corporal);
  7. Linguística (inteligência de palavras);
  8. Intrapessoal (autointeligência);
  9. Espacial (inteligência de imagens).

Fortalecer a habilidade que a pessoa gosta  facilita o processo de aprendizado, uma vez que, ao gostar da atividade o processo fica mais leve e mais gostoso de aprender, quebrando assim, eventuais resistências.

 

4-Melhorar as habilidades sociais e Inteligência emocional.

Saber conviver socialmente, entendendo que desejos não necessariamente se tornam realidade é um passo importante para viver em sociedade. Saber que devemos respeitar as regras socias e que nem tudo que queremos podemos fazer é imprescindível para entrada no mundo dos adultos. A pessoa nascer com síndrome de down não pode ser justificativa para não respeitar as regras de convivência social.

 

Leia mais sobre o tema. Clique aqui.

O  estigma de que uma vida de dependências, caridade, assistencialismo, infantilização, negando ao ser humano o direito de sonhar, idealizar e viver seus sonhos, é um dos maiores castigos que pode haver. O direito do ser humano de viver sua plenitude, sem que se estabeleçam parâmetros para seu potencial, é um dos ideais da verdadeira democracia (que em última instância é dar equidade de oportunidades). Vamos todos em busca de uma sociedade mais justa , humana e inclusiva para que todas as pessoas possam realizar seus sonhos.

 

Lançamos nosso primeiro curso online. Se quiser conhecer e ver como funciona clique aqui. Temos um módulo que fala sobre o tema abordado no post.

 

 

curso método mano down

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.