Blog da Incluo



UMA ESCOLA ONDE NINGUÉM É DEIXADO DE FORA NOS ENSINA A VIVER EM UMA SOCIEDADE ONDE NINGUÉM É DEIXADO DE FORA

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Educar na perspectiva inclusiva nada mais que educar para vida.

Cada vez mais estou convencido da importância da convivência para a efetiva inclusão. Tivemos oportunidade de palestrar para diversas escolas em algumas cidades e em todas elas o que mais me chamou a atenção foi o aprendizado entre os colegas.

No colégio aprendiz em Barbacena tivemos a oportunidade de palestrar e conversar com diversos alunos. Foi uma experiência marcante que deixou claro que todos podem ensinar e aprender. Sem desmerecer o importante papel do professor de apoio o que fica claro é que se aprende mais com os colegas do que com o professor. É nas interações e tudo que envolve a convivência humana que realmente acontece o aprendizado.

Abaixo vídeo que fiz com as colegas Geovana e Vitória que estudam no colégio Aprendiz em Barbacena.

Ao estudar em uma escola regular a pessoa com Down aprende a se comunicar melhor, amplia o vocabulário e imita o comportamento social das outros coelgas, além de ser capaz de assimilar os conteúdos que a instituição ensina. E toda classe ganha com esse aprendizado.

A educação inclusiva se efetiva com a valorização das diferenças humanas, com a com o reconhecimento das classes comuns como espaços legítimos para que todos e todas possam aprender e com superação do modelo segregacionista. O aprendizado social é muito mais efetivo que do que a decoreba.

A educação inclusiva nunca será uma fórmula pronta.É na travessia que vamos aprendendo.

A educação inclusiva considera a diversidade como uma oportunidade para enriquecer os processos de aprendizagem, contribuindo assim para o melhoramento da qualidade da educação.Fato é que a valorização da diversidade é um elemento que enriquece o desenvolvimento pessoal e social. A condição mais importante para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e que a sociedade em geral, e a comunidade educativa em particular, tenham uma atitude de aceitação, respeito e valorização das diferenças.

Como disse o ministro Edson Fachin:
“À escola não é dado escolher segregar ou separar, mas seu dever é ensinar incluir e conviver. O enclausuramento em face do diferente furta o colorido da diversidade da convivência. É somente com o convívio com a diferença que pode haver a construção de uma sociedade livre justa e solidária” –

Conheça nossa palestra : Educar para diversidade

Palestra3 EDUCAR PARA DIVERSIDADE

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